Edição janeiro de 2020 | Folha Espirita online

Edição janeiro de 2020

FE de janeiro 2020
DESTAQUES DESSA EDIÇÃO

    O poder do pensamento

    A crença em reencarnação no Brasil

    Campos organizadores biológicos. O que são?

    Cartilha contra relacionamentos abusivos

    Evangelização sim. Desde o berço

    A caridade e a prática do amor

    Liberdade com responsabilidade



Se você é assinante da versão online, clique na imagem ao lado para ler a edição atual.

Se ainda não é assinante, assine agora mesmo aqui e ganhe de brinde o livro O Legado de Marlene Nobre.

EDITORIAL

Aceitar para renovar em 2020!

Estamos às portas de mais uma década, que se inicia certamente com uma grande quantidade de desafios para toda a humanidade. As nossas reflexões mais íntimas nos convidam a elaborarmos uma lista de desejos para o ano que se inicia, em sua maioria composta de conquistas pessoais, mudanças profissionais, prosperidade material, um novo relacionamento afetivo, perder peso, vencer um vício e por aí vai.

O novo ciclo chega como se fôssemos capazes de em um novo ano sermos totalmente diferentes, e com isso até mesmo abandonarmos o nosso “eu” do ano anterior, como se um ciclo terrestre em torno do Sol fosse capaz de uma transformação sem precedentes. É importante que se tenha em mente que as mudanças são possíveis, sim, mas elas devem ser o resultado de uma reflexão, uma aceitação.

A nossa querida Marlene Nobre, que por tantos anos esteve à frente da Folha Espírita, costumava repetir sempre: “Tudo aquilo que conquistamos no campo do Bem já faz parte de nós e carregamos para a eternidade, e o Mal que ainda temos, esse é passageiro”. Então, não temos dúvidas que tudo aquilo que desejamos vencer é possível, bem como que um novo ciclo, um novo ano, representa esse momento de renovação, de realmente nos comprometermos com os avanços e as conquistas que desejamos. Entretanto, cabe-nos aqui reforçar a importância do aprendizado e da aceitação das situações que vivemos para que, por meio da compreensão e da aceitação, possamos promover a renovação e o crescimento.

Lembremo-nos de que o exercício da aceitação diante dos desafios do ano porvindouro será um grande suporte para que nossos dias se tornem mais harmoniosos e produtivos. Assim, dividimos com os nossos leitores esta bela mensagem de Emmanuel, por intermédio da psicografia de Chico Xavier, no livro Busca e acharás:
Aceitarás a dificuldade, não por fardo de aflição que te arrase as energias, mas por ensinamento que te habilite à mais ampla aquisição de experiência. Não te rebelarás contra a enfermidade...
Saberás, no entanto, afastá-la com os recursos curativos de que disponhas, imitando o devotamento do lavrador que protege a enxada em cuja cooperação encontra o pão de cada dia.
Entenderás os seres amados que te apresentem lamentáveis quadros de provação, tolerando-lhe, com serenidade, até mesmo as injúrias...
Ainda que seja a distância, porém, não só farás o possível para desculpá-los, como também te empenharás a auxiliá-los na melhoria do Espírito.
Suportarás a preterição e o menosprezo nas áreas da atividade profissional...
Não renunciarás, contudo, ao dever de aprimorar-te, a fim de ser mais útil à comunidade à qual te vinculas.
Até mesmo em nós próprios, admitiremos certas falhas de extinção difícil, chegando a medir com sinceridade, a extensão de nossas deficiências...
Mas prosseguiremos, fazendo o melhor de nós, até que nos sintamos curados das imperfeições que nos caracterizem, com o esmeril do trabalho, ao calor da responsabilidade constante.
Paciência é compreensão.
Compreensão é luz de amor.
Aceitemos os obstáculos por testes de resistência, e as provas por lições...
Entretanto, saibamos acolhê-los, agindo sempre por superá-los na expansão do bem, de vez que estamos todos na forja da luta evolutiva, com a certeza de que degraus para cima é que configuram a estrada de elevação.
Emmanuel

Feliz 2020!