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Mais da metade dos brasileiros não lê livros

No dia 22 de novembro de 2024, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) publicou uma triste pesquisa que revela que mais da metade dos brasileiros não lê livros. A 6ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” revelou uma preocupante diminuição no número de leitores no país. Nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores, resultando em 53% da população não tendo lido sequer parte de um livro nos três meses anteriores à pesquisa.

É preocupante, mas a verdade é que o número de brasileiros que leem livros inteiros caiu bastante. Se olharmos para os últimos três meses, só 27% da população leu um livro completo. Essa queda no hábito da leitura atingiu todas as idades, sexos, níveis de escolaridade e classes sociais. A única exceção se deu com jovens de 11 a 13 anos e pessoas idosas acima de 70 anos, que mantiveram o ritmo de leitura.

Apesar dessa notícia desanimadora, os jovens de 11 a 13 anos são os que mais leem, incluindo livros didáticos. Infelizmente, o gosto pela leitura diminui com a idade. Crianças entre 5 e 10 anos leem mais por prazer (38%), mas esse número cai para 17% após os 40 anos. Outro ponto importante é que as salas de aula estão se tornando cada vez menos um espaço de leitura. Em 2007, 35% dos entrevistados mencionaram a escola como local de leitura, enquanto em 2024 esse número caiu para apenas 19%. É triste ver que a escola, que deveria ser um lugar de incentivo à leitura, está perdendo esse papel.

Como foi realizada a pesquisa?

A pesquisa, financiada pela Lei Rouanet e patrocinada pelo Itaú Unibanco, contou com a parceria da Fundação Itaú, da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Ao todo, 5.504 pessoas foram entrevistadas, oferecendo um retrato abrangente e atualizado do comportamento leitor no Brasil. Foi realizada em 208 municípios e segue uma metodologia consolidada desde 2007, baseada nas orientações do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC). Essa continuidade permite construir e manter uma série histórica essencial para avaliar, monitorar e orientar políticas públicas no Brasil.

Para acompanhar as transformações do cenário da leitura, especialmente com a crescente influência dos meios digitais, o Instituto Pró-Livro (IPL) conta com consultoria de especialistas a cada edição, atualizando as questões para obter um diagnóstico mais preciso das mudanças no comportamento leitor.

Segundo Sevani Matos, presidente do Instituto Pró Livro (IPL), “a pesquisa se tornou mais do que um levantamento de dados; ela é um verdadeiro farol para compreendermos os desafios na promoção da leitura. Reflete nosso compromisso com a transformação cultural do Brasil”. Nessa edição, foram feitas reformulações nas perguntas e opções de respostas para capturar mudanças no comportamento leitor e facilitar o entendimento dos entrevistados. A coleta de dados foi realizada entre 30 de abril e 31 de julho de 2024, pelo instituto brasileiro de pesquisas de mercado e opinião Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), por meio de entrevistas domiciliares presenciais, com registros em tablets.

Quais os benefícios da leitura?

O ato de ler é fundamental para o desenvolvimento humano em diversas dimensões. Ele transcende a simples decodificação de palavras e se torna uma ferramenta poderosa de construção de conhecimento, reflexão e conexão com o mundo. Na sequência, destacamos algumas razões que mostram a importância da leitura.

1. Desenvolvimento cognitivo e intelectual:

  • estimula o raciocínio – a leitura desafia o cérebro a interpretar, compreender e relacionar ideias, melhorando habilidades como memória, lógica e pensamento crítico;
  • expande o vocabulário – o contato com diferentes textos e estilos de escrita enriquece o repertório linguístico e facilita a expressão verbal e escrita;
  • aprimora a criatividade – livros, especialmente de ficção, estimulam a imaginação, ajudando-nos a criar cenários, personagens e mundos que vão além da realidade.

2. Crescimento pessoal:

  • autoconhecimento – a leitura de textos filosóficos, espirituais ou biográficos pode nos ajudar a compreender melhor quem somos, nossas emoções e nossos valores;
  • empatia – histórias de diferentes culturas, épocas ou perspectivas nos permitem “viver outras vidas”, desenvolvendo nossa capacidade de entender o outro;
  • inspiração – livros podem ser fonte de motivação e transformação, apresentando ideias e experiências que nos incentivam a agir ou a mudar.

3. Desenvolvimento social:

  • acesso ao conhecimento – ler nos conecta a informações que nos tornam cidadãos mais críticos, capazes de entender e participar das discussões sociais, políticas e culturais;
  • fortalecimento da comunicação – a leitura melhora a capacidade de articular ideias, tornando a interação com outras pessoas mais clara e eficaz;
  • construção de comunidades – clubes de leitura e discussões sobre livros promovem interações sociais, fomentando um senso de pertencimento.

4. Impacto educacional e profissional:

  • base para o aprendizado – ler é essencial para absorver conteúdos de todas as áreas do conhecimento, desde as ciências exatas até as humanas;
  • desenvolvimento contínuo – a leitura é uma forma de educação permanente, permitindo-nos atualizar habilidades e adquirir novas competências ao longo da vida;
  • preparação para o mercado – em um mundo cada vez mais baseado em informações, a habilidade de ler e interpretar textos complexos é crucial para o sucesso profissional.

5. Benefícios para a saúde mental:

  • redução do estresse – ler pode ser uma forma de escapismo, oferecendo momentos de relaxamento e desconexão da rotina;
  • estímulo cerebral – atividades como leitura ajudam a manter o cérebro ativo e podem prevenir declínios cognitivos, como a demência;
  • bem-estar emocional – textos literários ou motivacionais podem proporcionar conforto e melhorar o humor.

A leitura é, portanto, um ato transformador que vai além do individual, impactando coletivamente a sociedade ao formar indivíduos mais conscientes, criativos e conectados com o mundo ao seu redor.

A leitura e o Espiritismo

O Espiritismo se baseia na razão, na lógica e no bom senso, por isso, ler com frequência e atenção é fundamental para entender melhor essa doutrina e seus ensinamentos. A leitura nos ajuda a crescer e evoluir, um dos principais objetivos do Espiritismo. Por intermédio dos livros, podemos adquirir conhecimento, refletir sobre a vida e nos conectar com a espiritualidade. A fé, para o Espiritismo, não se opõe à razão. Pelo contrário, elas caminham juntas! “Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade” (Kardec, 2019, cap. XIX).

Referências

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO (CBL). Mais da metade dos brasileiros não lê livros, aponta pesquisa. 22 nov. 2024. Disponível em: https://cbl.org.br/2024/11/mais-da-metade-dos-brasileiros-nao-le-livros-aponta-pesquisa/#:~:text=Pela%20primeira%20vez%20na%20série,três%20meses%20anteriores%20à%20pesquisa. Acesso em: 30 nov. 2024.

DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: os perigos das telas para nossas crianças. Tradução de Mauro Pinheiro. São Paulo: Vestígio, 2021.

DESMURGET, Michel. Faça-os ler! Para não criar cretinos digitais. Tradução de Julia da Rosa Simões. São Paulo: Vestígio, 2023.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO (IPL). Home. 2024. Disponível em: https://www.prolivro.org.br. Acesso em: 30 nov. 2024.

KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. Brasília, DF: FEB, 2019. Disponível em: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/WEB-O-Evangelho-segundo-o-Espiritismo-Guillon.pdf. Acesso em: 30 nov. 2024.

SOARES, Magda. Ler, verbo transitivo. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (Org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. p. 127-144.

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