AMIGO FOLHA ESPÍRITA
Você pode ajudar a divulgação da Doutrina. Colabore com a Folha Espírita e faça a sua parte
Quero ContribuirABRIL/2024
irMARÇO/2024
irFEVEREIRO/2024
irJANEIRO/2024
irDEZEMBRO/2023
irNOVEMBRO/2023
irOUTUBRO/2023
irSETEMBRO/2023
irAGOSTO/2023
irJULHO/2023
irJUNHO/2023
irMAIO/2023
irABRIL/2023
irMARÇO/2023
irFEVEREIRO/2023
irJANEIRO/2023
irDEZEMBRO/2022
irNOVEMBRO/2022
irOUTUBRO/2022
irSETEMBRO/2022
irAGOSTO/2022
irJULHO/2022
irJUNHO/2022
irMAIO/2022
irABRIL/2022
irMARÇO/2022
irFEVEREIRO/2022
irJANEIRO/2022
irDEZEMBRO/2021
irNOVEMBRO/2021
irOUTUBRO/2021
irSETEMBRO/2021
irAGOSTO/2021
irJULHO/2021
irJUNHO/2021
irMAIO/2021
irABRIL/2021
irMARÇO/2021
irFEVEREIRO/2021
irJANEIRO/2021
irDEZEMBRO/2020
irNOVEMBRO/2020
irOUTUBRO/2020
irLançada em março na Netflix, a série Adolescência mergulha de forma sensível e provocativa no universo dos jovens, explorando seus desafios, conflitos e suas angústias. A trama gira em torno de um caso chocante de violência: um adolescente comete o assassinato de uma colega de escola, trazendo à tona questões profundas sobre os riscos e dilemas enfrentados nessa fase da vida.
No entanto, a série não se limita a retratar a brutalidade do ato. Seu principal objetivo é provocar uma reflexão sobre a distância que, muitas vezes, separa pais e filhos, adultos e jovens, professores e alunos e, em um sentido mais amplo, a desconexão entre a família e a sociedade. A série faz isso por meio da abordagem de temas importantes que podem e devem ser trabalhados tanto na sala de aula da escola formal quanto nas salas de Evangelização infantojuvenil. Entre eles, destacam-se: violência na juventude, relações familiares e conflitos geracionais, educação e convivência escolar, professores e crise de saúde mental na adolescência, além da influência da sociedade e das mídias. Diante desses temas, estes merecem atenção especial:
A Evangelização infantojuvenil, que deve estar presente em todos os grupos espíritas, busca ensinar aos jovens os valores morais e espirituais essenciais para o desenvolvimento de suas virtudes, como respeito ao próximo, compreensão das próprias emoções e o desenvolvimento da responsabilidade. A série Adolescência propõe uma reflexão sobre questões fundamentais para os jovens, como as dificuldades emocionais, a influência do meio e a necessidade de desenvolver um caráter íntegro, pontos que são trabalhados dentro da educação espírita.
Portanto, a série se conecta diretamente com os ensinamentos espíritas, oferecendo um retrato das dificuldades enfrentadas pela juventude moderna e das questões que, muitas vezes, têm raízes em desafios espirituais e emocionais que demandam orientação e entendimento.
Quais livros espíritas podem ser utilizados para o estudo paralelo com a série? Vamos citar alguns.
Emmanuel aborda a temática das relações humanas, os impactos espirituais das escolhas e a influência das questões sexuais no destino dos indivíduos. A obra explora, de forma profunda e reflexiva, como os comportamentos, as paixões e as decisões relacionadas à sexualidade afetam não apenas a vida material, mas também o processo de evolução espiritual do ser humano. Fazendo um paralelo entre Adolescência, série da Netflix, e Vida e sexo, podemos encontrar pontos de interseção interessantes, especialmente em relação aos dilemas enfrentados pelos jovens, às questões emocionais e aos impactos das escolhas na vida de cada indivíduo. A série Adolescência toca em temas como violência, crises emocionais, relações familiares e sociais, bullying, masculinidade tóxica e a crise de saúde mental dos jovens, enquanto Vida e sexo aborda o papel da sexualidade e das paixões na formação do destino das pessoas, destacando os efeitos das escolhas e as consequências espirituais desses atos.
Em diversos capítulos, Allan Kardec trata da moral cristã e de como devemos nos comportar em relação ao próximo, abordando aspectos de compaixão e respeito, essenciais para a prevenção do bullying e da exclusão social. O Espiritismo destaca que a verdadeira caridade é saber respeitar o outro e promover um ambiente de harmonia.
Em várias de suas questões, Allan Kardec aborda o tema da educação, das relações familiares e dos desafios enfrentados pelos Espíritos encarnados em diferentes fases da vida. A violência juvenil pode ser vista como uma consequência de desequilíbrios morais e da falta de compreensão dos valores espirituais.
Embora seja mais focado na vida no plano espiritual, o livro oferece reflexões sobre os impactos das escolhas e atitudes de cada um durante a juventude e o impacto delas na vida adulta e no plano espiritual. A necessidade de compreensão e reeducação é um tema recorrente.
Esta obra de Emmanuel é um excelente exemplo de como os ensinamentos espíritas podem ser aplicados ao comportamento cotidiano. Ela contém mensagens que podem ser úteis para refletir sobre questões de solidariedade, justiça e superação de preconceitos, aspectos diretamente ligados ao bullying e à exclusão social.
Por fim, a análise da série, em conjunto com os textos e referências, evidencia que os temas abordados vão além da ficção e exigem reflexões e iniciativas práticas. Seja no ambiente escolar, no núcleo familiar ou em projetos de Evangelização infantojuvenil, discutir essas questões de forma aprofundada pode contribuir para a criação de espaços mais acolhedores e para o fortalecimento de relações mais saudáveis e equilibradas na sociedade.
ABRAMOVAY, Miriam. Violências nas escolas. Brasília, DF: Unesco Brasil et al., 2002. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000133967_por. Acesso em: 7 abr. 2025.
FIGUEIREDO, Regina; CAYRES, Alina Zoqui de Freitas; CILIBERTI, Maria Ermínia. Adolescência e juventude & saúde mental. São Paulo: Instituto de Saúde, 2023. Disponível em: https://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-de-saude/homepage/pdfs/temas33adolescenciaejuventudeesaudemental_digital.pdf. Acesso em: 7 abr. 2025.
KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. Brasília, DF: FEB, 2019. Disponível em: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/WEB-O-Evangelho-segundo-o-Espiritismo-Guillon.pdf. Acesso em: 10 mar. 2025.
KARDEC, Allan. O livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. Brasília, DF: FEB, 2019. Disponível em: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/WEB-Livro-dos-Esp%C3%ADritos-Guillon-1.pdf. 10 mar. 2025.